São Paulo é reconhecida internacionalmente pela ONU por cuidados com as áreas verdes pelo segundo ano seguido

A capital paulista ganhou destaque na edição de 2022 do programa Tree Cities of the World (Cidades Árvores do Mundo)

Meio Ambiente

24

/

03/2023

Última atualização:

14

/

04/2023

O município de São Paulo foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, com o certificado de Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World). A Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), organizadores do programa, são responsáveis por este título internacional.

Imagem de satélite do Google Maps mostrando a região do Parque da Luz no Centro de São Paulo

Para obter o reconhecimento de Cidade Árvore do Mundo, São Paulo demonstrou seu compromisso e atendeu aos requisitos do programa: estabelecer responsabilidade pelo cuidado com as árvores, definir regras legais, alocar recursos para o manejo florestal e realizar plantios participativos com a população.
O plantio em uma área metropolitana traz uma infinidade de benefícios e aumentar as áreas verdes em uma comunidade pode ajudar a reduzir os custos de energia, gerenciamento de águas pluviais e controle de erosão.

O Tree Cities of the World oferece uma rede em que líderes municipais atuam com ideias semelhantes em silvicultura - a ciência do cultivo de florestas, urbana saudável e sustentável - para celebrar e compartilhar as melhores práticas de cultivo de vegetação na comunidade.

Se manter como uma Cidade Árvore, pelo segundo ano seguido, valoriza todo o trabalho realizado, além de ser uma oportunidade de ampliar a educação ambiental, aprimorar o manejo florestal urbano e dar mais ênfase para o plantio e o cuidado com as áreas verdes.

#TodosPeloCentro & Meio Ambiente

Entre os eixos da iniciativa #TodosPeloCentro, o Meio Ambiente se destaca com a meta de arborização de 118 km de vias na região central da cidade, o dobro do que existe atualmente. São os chamados Caminhos Verdes, ruas arborizadas que promovem a conexão entre parques e praças, equipamentos públicos, sistema de transporte e outros pontos relevantes. O principal objetivo é melhorar a experiência dos pedestres, oferecendo maiores áreas de sombras e temperaturas mais amenas para o deslocamento.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.