Sala São Paulo oferece atividades gratuitas no Centro

Visitantes podem participar de visitas guiadas e concertos, basta se inscrever pelo site

Lazer e Cultura

30

/

05/2023

Última atualização:

02

/

06/2023

Você já conhece a Sala São Paulo? O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do Brasil.

Projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 - período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado - o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.

As principais áreas do edifício já vinham sendo locadas para a realização de festas e eventos institucionais quando, em 1997, a Secretariada Cultura do Estado de São Paulo assume seu controle para transformá-lo no Complexo Cultural Júlio Prestes.

Situada no centro da Cidade, vizinha da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo fez realizar o potencial de requalificação da região.

Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho de 1999, com a apresentação da sinfonia ‘A Ressurreição’, de Gustav Mahler, pela Osesp, para ser mantida como importante marco de nossa cidade.

Visitas guiadas

É possível saber mais sobre a história do edifício. Ao participar do tour guiado, o visitante conhece a importância da Sala São Paulo como patrimônio histórico e marco da cidade, bem como o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 90. Além disso, entende sobre o seu projeto de construção, sua acústica, sua estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.

Concertos gratuitos

Os concertos gratuitos acontecem aos domingos, a partir das 11h. A programação completa está disponível no site. Clique aqui para conferir.

Ingressos

Os ingressos devem ser retirados pelo site, sempre na segunda-feira anterior ao concerto, às 10h. Caso o participante não consiga retirar pelo site, uma cota de ingressos é separada para o dia da apresentação. Conforme lotação da casa, os ingressos são distribuídos 1h antes da apresentação, na bilheteria do 1º subsolo.

Valores

De segunda a sexta: R$5

Sábados e domingos: entrada gratuita

Agendamento: visita@osesp.art.br

Como chegar

É possível chegar de metrô direto no estacionamento do local. Recomenda-se pegar a linha amarela e descer na Luz (dentro da estação, há placas indicando a conexão). A Sala São Paulo fica localizada na Praça Júlio Prestes, 16.

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.