Rua 25 de Março completa 159 anos de história no Centro de São Paulo

De rio a maior shopping a céu aberto da América Latina, confira a trajetória deste espaço tão especial para a região

03/2024

03/2024

Rua 25 de Março (Foto: Bruno Poletti)

O maior centro comercial a céu aberto da América Latina está no Centro de São Paulo e comemora, neste dia 25 de Março, 159 anos. Inaugurada em 1865, a Rua 25 de Março começou sua jornada como uma área de comércio modesta, composta por barracas e feiras ao ar livre, em uma época em que São Paulo ainda começava a se expandir para além de suas raízes coloniais.

Curiosamente, antes de se tornar o epicentro comercial que é hoje, o local onde a Rua 25 de Março se estende costumava ser atravessado pelo Rio Tamanduateí, um dos importantes rios da cidade de São Paulo. Entretanto naquela época, à medida que a cidade expandia suas fronteiras e se tornava um centro econômico regional, a necessidade de infraestrutura e espaços comerciais aumentava exponencialmente.

Gradualmente, o rio leito do rio foi se transformando em espaço de desenvolvimento urbano, dando origem à Rua 25 de Março – que ganhou esse nome como resultado do feito do deputado Malaquias Rogério, no ano de 1865, numa homenagem à primeira constituição brasileira assinada no dia 25 de março de 1824.

Ao longo do século XIX, o espaço se viu transformado, crescendo rapidamente em importância e reputação. Tornou-se um dos principais mercados da América Latina até a década de 1920, quando o aumento da urbanização e do desenvolvimento econômico impulsionou ainda mais sua expansão. A década de 1950 marcou outro ponto de virada significativo, com a construção de lojas permanentes e galerias comerciais, solidificando seu status como um importante centro comercial na cidade.

Rua 25 de Março (Arquivo/Divulgação)

No auge de seu poder comercial na década de 1980, a Rua 25 de Março atraía diversos moradores locais, mas também visitantes de todas as partes em busca de produtos variados a preços acessíveis. Era o lugar para estar, tanto para compras do dia a dia quanto para experiências turísticas inesquecíveis. Não é à toa que a história da região também é marcada pela forte presença de imigrantes, especialmente sírios, libaneses e chineses.

Hoje, em 2024, a Rua 25 de Março continua a pulsar com vida e energia, comemorando 159 anos de história como um farol de comércio e cultura em São Paulo. Com mais de 3000 estabelecimentos comerciais, esta área movimentada recebe um fluxo diário de cerca de 400 mil pessoas, que buscam por produtos variados, desde bijuterias e brinquedos até produtos de decoração e eletrônicos. Durante períodos festivos, como o Natal, esse número pode disparar, chegando a 1 milhão de visitantes em um único dia.

A Rua 25 de Março é uma entre tantas Histórias que #TodosPeloCentro contam. Vamos descobrir juntos essa e outras narrativas na região. Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.

Recentes

Confira também