Segurança
15
/
09/2023
15
/
09/2023
Os roubos registraram queda pela 23º semana consecutiva nos bairros do Campos Elíseos e da Santa Cecília, áreas que abrangem, respectivamente, o 03º e 77º Distritos Policiais. De 4 a 10 de setembro, houve redução de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, em números absolutos a queda foi de 139 para 96 registros.
O indicador vem caindo semana a semana desde quando o monitor do Sistema das Cenas Abertas de Uso foi implementado, no final de março deste ano. De lá para cá, os roubos diminuíram 49%, de 190 para 96.
Os furtos também recuaram na primeira semana de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram de 240 para 225, 6% casos a menos. Já em comparação à última semana de março, a queda foi de 28%, passando de 311 para 225 boletins.
Em agosto, os dois crimes mais uma vez se consolidaram em queda na comparação mensal, com recuo de 7,1% nos furtos e 15,9% nos roubos. Abril terminou com queda de 19,1% nos furtos e 8,1% nos roubos. Em maio, foram 22,6% e 20,3% a menos de furtos e roubos, respectivamente. Já em junho, houve recuo de 0,6% de furtos e 14,4% de roubos. No sétimo mês, porém, os furtos cresceram 2,6%, mas os roubos continuaram em queda, com 27,2% a menos.
Entre os dias 4 e 10 de setembro, 39 pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, entre eles, roubos e furtos. Na mesma semana, três procurados pela Justiça foram capturados.
Os números positivos são resultado do esforço do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo em prol da segurança na região central da cidade. Continuamente, diversas ações são realizadas em conjunto com outros órgãos para recuperar a região das cenas abertas de uso e trazer mais segurança para a comunidade.
Pela Polícia Militar, foi realizado o reforço do policiamento ostensivo, com mais de 120 policiais diariamente nas ruas do centro da capital.
Entre esta quarta (13) e quinta-feira (14), a Polícia Civil prendeu 11 pessoas durante as operações AC35 e Resgate, realizadas simultaneamente na região, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. As prisões foram realizadas por associação, tráfico de drogas, tentativa de homicídios e porte ilegal de arma.
A Operação Resgate, deflagrada em ambos os dias, prendeu um envolvido com o tráfico de drogas na região, com uma arma de fogo e um celular roubado, estourou uma “casa bomba” em Poá e prendeu uma dupla de traficantes escondidos em dois hotéis no centro de São Paulo. Um homem também foi detido por porte ilegal de arma.
Já na Operação AC35 os policiais prenderam oito pessoas associação e tráfico de drogas, sendo três deles também indiciados por tentativa de homicídio. Ainda foram flagrados 15 condenados descumprido medidas cautelares impostas pelo poder Judiciário e localizaram duas pessoas sobre as quais constavam queixas de desaparecimento.
Juntas, as duas ações apreenderam R$ 22,8 mil em espécie, mais de 1.4 mil porções de drogas, além de celulares e utensílios usados no preparo dos entorpecentes.
**Dados poderão ser atualizados de acordo com as divulgações mensais do Sistema Estadual de Coleta de Estatística Criminal (Resoluções SSP 160 e 161/01)