Requalificação Urbana e Mobilidade
20
/
09/2024
29
/
10/2024
A participação social é fundamental para o sucesso de um plano urbanístico. Isso não é diferente para a Área de Intervenção Urbana do Setor Central (AIU) que, em 11 de setembro, teve a primeira reunião do seu Conselho Gestor realizada. Com formação paritária entre sociedade civil e poder público, o grupo será responsável por acompanhar e debater a implantação das intervenções do plano. O conselho é coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e secretariado pela São Paulo Urbanismo.
Na oportunidade foram empossados 11 titulares e suplentes do poder público, indicados pelos titulares dos órgãos e entidades municipais, e 11 titulares e suplentes de entidades da sociedade civil de diversos segmentos, nomeados por conselhos municipais ou eleitos através de assembleia que ocorreu em janeiro deste ano (clique aqui para relembrar). Confira no site a composição completa. No final da reunião foram aprovados o calendário de reuniões ordinárias de 2024 do Conselho Gestor e o seu Regimento Interno.
Com foco no resgate do centro como indutor de investimentos para a cidade, a Área de Intervenção Urbana do Setor Central tem como estratégia principal transformar o centro por meio do incentivo à habitação para famílias de baixa renda. A AIU também prevê a antecipação de investimentos para mobilidade urbana na região central, e a realização de obras de infraestrutura e melhorias na rede de equipamentos públicos – estabelecidas em seu programa de intervenções.
A expectativa do governo municipal com a AIU do Setor Central é atrair aproximadamente 220 mil novos moradores para a região, melhorando o adensamento populacional e construtivo e ofertando diversos incentivos para a população mais vulnerável.