Requalificação Urbana e Mobilidade
19
/
06/2023
23
/
06/2023
Desde abril deste ano, a Operação Centro Limpo, ação integrada organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), já recolheu mais de 114 toneladas de resíduos.
Com o objetivo de reduzir e se possível eliminar os resíduos sólidos que são descartados nas ruas da região central, a iniciativa segue com ações de limpeza e zeladoria realizadas pelas empresas Loga e Sustentare.
Até o momento, foram emitidas 33 multas de estabelecimentos que são grandes geradores e devem realizar a contratação individual do lixo produzido, no valor de R$ 2.081 reais cada, conforme a Lei 13.478/2002. Desde janeiro deste ano foram emitidas 374 multas de descarte irregular, como lixo domiciliar descartado fora de hora, grandes volumes e lixo em geral na via, em valores que podem chegar a R$ 25 mil, também conforme a Lei 13.478/2002.
Pela empresa de coleta de lixo Loga, foram recolhidas 3.490 toneladas de resíduos. Sendo praticamente 50% dos materiais descartados fora do horário correto de coleta (após as 18 horas). E mais de 3.300 pontos já foram abordados pelas equipes de conscientização, como prédios comerciais e residenciais, orientando a população sobre a forma correta de descartar os resíduos, horário adequado para a coleta e o reforço sobre a multa para descarte irregular.
A empresa de limpeza urbana Sustentare executou 825 quilômetros de varrição mecanizada; 227,2 quilômetros de capinação; 970 bocas de lobo e bueiros limpos; 227,2 quilômetros de pintura de guias; 1.514 lixeiras higienizadas; 915 metros cúbicos de água utilizada na lavagem; 3.530 litros de desinfetante utilizado na lavagem; 3.757 faixas e propagandas irregulares removidas.
A Operação é realizada no Centro Velho e Centro Novo, contemplando locais como o Triângulo Histórico, Campos Elíseos, Santa Ifigênia e República. Além de intensificar as ações de limpeza e zeladoria com coleta de resíduos e conscientização, também ocorre forte fiscalização de grandes geradores para a diminuição de descartes irregulares.
“Nossas equipes seguem atuando para manter a região limpa e saudável para todos. Com a consolidação desse projeto no Centro, iremos estender a operação pelos outros distritos da região Central”, declara o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo.