Prefeitura investe R$ 63 milhões na requalificação dos calçadões do Centro Histórico

Novo calçamento de concreto abrangerá área de área de 63 mil m² e vai garantir melhorias de mobilidade para as pessoas que transitam diariamente na região

Requalificação Urbana e Mobilidade

Trecho requalificado do calçadão da São João foi entregue nesta quinta-feira, 11 de abril (Foto: Edson Lopes)

Com um investimento de R$ 63 milhões, a Prefeitura está requalificando 23 calçadões do Triângulo Histórico da capital. A iniciativa busca requalificar a região e promover funcionalidade, mobilidade e acessibilidade para todos. Os trabalhos devem ser concluídos em outubro de 2024 e foram vistoriados pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira durante a 27ª edição do Prefeitura Presente.

A reforma dos calçadões abrange uma área de 63 mil m² e consiste na troca do pavimento, aumentando sua resistência ao tráfego, instalação de novo mobiliário urbano, proporcionando áreas de convivência adequadas, sinalização turística, iluminação funcional e cênica de edifícios históricos, reestruturação da infraestrutura subterrânea de drenagem, além da implantação de valas técnicas para ordenamento das redes de telecomunicações.

O novo calçamento de concreto está sendo implantado visando à acessibilidade universal, garantindo melhorias de mobilidade para mais de 2 milhões de pessoas que transitam diariamente na região. Essas melhorias beneficiarão especialmente os cadeirantes, pessoas com deficiência visual e idosos, reduzindo o risco de quedas e acidentes.

Avanço das obras e liberação de trechos
As obras estão sendo executadas por trechos e, para cada, há quatro etapas de intervenção. Na primeira, realiza-se a demolição do calçamento antigo e a escavação para instalação das valas e drenagem. A segunda consiste na montagem e instalação dessas valas na infraestrutura recém-preparada. Na terceira fase, são lançados os microdutos e as caixas de acesso das valas são fechadas, seguido pelo aterramento e compactação do solo. Por fim, na quarta fase, é aplicado o novo pavimento e realizado o acabamento. Neste estágio, a circulação de pedestres é liberada, marcando o início da fase de ajustes finos.

Atualmente, enquanto algumas ruas já estão na etapa final, outras estão passando pelas etapas iniciais ou intermediárias do processo. Estão em obras trechos em sete vias: Praça Padre Manoel Da Nóbrega, José Bonifácio, Quintino Bocaiúva, Álvares Penteado, Anchieta, além da Av. São João. A Rua Paulo Egídio foi iniciada, mas a descoberta de um sítio arqueológico paralisou temporariamente os trabalhos, que serão retomados após o resgate arqueológico que está em tratativas.

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo liberou para circulação de pedestres os primeiros trechos concluídos das obras de requalificação, embora ainda estejam passando por ajustes de acabamento. Ruas como a da Quitanda, Tesouro, José Bonifácio e Quintino Bocaiúva agora estão acessíveis, representando um marco importante na evolução das obras.

Preservação do patrimônio histórico
Todas as etapas do projeto foram desenvolvidas com o máximo cuidado para preservar a história da região. O projeto foi aprovado por órgãos como IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP, e conta com acompanhamento arqueológico em campo durante toda a obra.

As atuais pedras portuguesas, que foram instaladas no local na década de 1970, não são tombadas e vão passar pela usina de britagem, podendo ser destinadas para outros fins na construção civil. O material resultante poderá, por exemplo, ser utilizado como sub-base de outros pisos.

Com essa iniciativa, espera-se não apenas uma transformação estética, mas também uma melhoria significativa na infraestrutura urbana, tornando o Centro de São Paulo mais convidativo, moderno e funcional para seus moradores e visitantes.

Ruas contempladas

Ruas perimetrais

1. Rua Líbero Badaró
  2. Largo São Francisco