Prefeitura forma 1.500 novos Guardas-Civis Metropolitanos em menos de um ano

A iniciativa é uma das ações de reforço à segurança na gestão municipal, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Um dos marcos da atual gestão municipal é o forte investimento na segurança da cidade e, assumindo o compromisso de intensificar o policiamento, a Prefeitura ampliou o efetivo da Guarda Civil Metropolitana com mais 1.500 novos agentes.

Em junho de 2023, mil novos guardas-civis foram integrados a GCM e destes, 400 agentes foram destinados a atuar na região central. Em setembro do mesmo ano, mais 500 agentes foram convocados. Estes se formaram em março de 2024, no Vale do Anhangabaú, e agora fazem parte da maior guarda armada do país. Os novos 500 agentes irão compor o efetivo da região central.

Rondas periódicas

No total, a região conta com 2.100 agentes da Guarda Civil Metropolitana, que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, além das bases comunitárias. O efetivo da região conta com 97 viaturas e 158 motos.

A GCM apoia as ações das secretarias das Subprefeituras, Saúde e Assistência Social durante a execução dos atendimentos e serviços de limpeza urbana para garantir a proteção dos agentes públicos.

A região conta também com a Operação Delegada para reforçar o trabalho de combate à violência e ao comércio irregular, com a ampliação do número de policiais militares. A “Operação Delegada” é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar atuem no policiamento da cidade durante suas folgas, com adesão voluntária.

É importante ressaltar que a integração desses novos guardas é parte de uma estratégia mais ampla da Prefeitura para fortalecer a segurança urbana. Desde o início da gestão a administração tem trabalhado para implementar medidas que promovam um ambiente mais seguro para os cidadãos, com investimentos em tecnologia, treinamento e equipamentos adequados para a GCM. Esta iniciativa reforça o compromisso da cidade em garantir o bem-estar e a tranquilidade dos paulistanos, fortalecendo os pilares da ordem pública e da prevenção à criminalidade.

Outro ponto destacado pela administração municipal é o aumento da capacidade de resposta da Guarda Civil Metropolitana nas ocorrências atendidas. Agora com o efetivo ampliado, a GCM segue comprometida em enfrentar as demandas da cidade, atuando na prevenção contra crimes de oportunidade e no atendimento à população.

Sobre o concurso
O concurso iniciado em abril de 2022 teve um total de 12 mil inscritos. Está em validade até novembro de 2024 com vagas excedentes. A remuneração inicial é de R$ 3.750,00 mais benefícios. Jornada de 40 horas semanais. No primeiro nível da carreira o subsídio pode chegar até R$ 7.424,74. Na categoria de inspetor superintendente, a última da carreira, o subsídio pode chegar a R$ 16,8 mil.