Prefeitura entrega Viaduto Santa Ifigênia à população após maior reforma da sua história

Estrutura, de 111 anos, passou por obras estruturais e de restauração, com o objetivo de garantir a segurança e durabilidade, além de preservação

Requalificação Urbana e Mobilidade

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Última atualização:

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Viaduto Santa Ifigênia

Quem anda pela região central, encontra um Viaduto Santa Ifigênia totalmente reformado pela Prefeitura, após oito meses de obras em sua estrutura metálica, do concreto, para recomposição da impermeabilização, que aumentam a segurança, mas garantem a preservação histórica desse importante ícone da cidade, com o restauro do piso, respeitando totalmente as condições originais.  

A Prefeitura de São Paulo entregou as obras de recuperação estrutural e restauro do Viaduto Santa Ifigênia no dia 4 de outubro. Iniciadas em fevereiro de 2024, as intervenções receberam um investimento municipal de R$ 10 milhões. Esta foi a maior reforma já realizada no local.  

As obras foram autorizadas pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio, o Conpresp e o DPH, e mantiveram as características originais do viaduto, incluindo as tradicionais pastilhas, além de restaurar elementos arquitetônicos que estavam descaracterizados.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Infrestrutura e Obras (SIURB), o viaduto estava deteriorado. Em mais de um século de construção, havia recebido apenas algumas reformas pontuais.  

Detalhes da obra

As intervenções foram necessárias após a Prefeitura identificar diversos problemas na estrutura, como armaduras corroídas, fissuras, infiltrações e defeitos no sistema de drenagem. As obras abrangeram a recuperação do revestimento do viaduto, a reconstrução da laje e a impermeabilização da estrutura, visando prevenir novas infiltrações que poderiam comprometer a segurança da via.  

As escadas de acesso também foram recuperadas e receberam pintura com tinta antioxidante. Curiosidades acerca da obra revelam o cuidado com a preservação do patrimônio histórico. As novas pastilhas, que são idênticas às originais, foram produzidas sob encomenda em uma fábrica de Tambaú, no interior paulista, devido à dificuldade em encontrar no mercado o material no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Cerca de 7,2 milhões de pastilhas foram recolocadas, totalizando aproximadamente 3.300 m² de piso, respeitando a paginação original.  

A estrutura metálica recebeu hidrojateamento de alta pressão, lixamento e pintura. A seleção das cores do viaduto e de seus pilares foi realizada em conjunto com o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). Para isso, foram feitos testes de pintura com quatro tons de amarelo, culminando na escolha final para o viaduto.  

O tom de bege selecionado para os pilares seguiu o mesmo processo. Com 232,20 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o Viaduto Santa Ifigênia foi inaugurado em 26 de julho de 1913 e é reconhecido por seu estilo art nouveau. Projetado pela Societé Anonyme Acieries D’Angleur, da Bélgica, a construção ficou sob a responsabilidade da Manufacturing Company Limited.  

A recuperação e restauro do Viaduto Santa Ifigênia fazem parte do maior Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da história da cidade, garantindo que ele continue a ser um símbolo de história e beleza para as futuras gerações.

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