Requalificação Urbana e Mobilidade
01
/
07/2024
01
/
07/2024
A Prefeitura de São Paulo finalizou a implantação de mais um trecho de Faixa Azul na região central da capital e chega a 130 km dessa importante iniciativa para a proteção de motociclistas em toda a cidade. A meta é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024.
O Elevado João Goulart, também conhecido como Minhocão, recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos.
O projeto-piloto foi criado por profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional e é inspirado em experiências anteriores e internacionais.
O objetivo foi reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas, e harmonizar a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Clique aqui e veja o histórico completo de faixas implementadas em 2022, 2023 e 2024.