Requalificação Urbana e Mobilidade
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03/2025
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A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, acaba de finalizar um estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro da cidade. O documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da região central e sua relação com as demais políticas públicas municipais. O objetivo é fornecer uma base sólida para a implantação e gestão do novo modal de transporte. Acesse na íntegra o estudo urbanístico.
Batizado como Bonde São Paulo, o projeto tem como missão transformar a mobilidade do Centro, oferecendo um meio de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender até 134 mil pessoas por dia. Além de melhorar os deslocamentos na região, o VLT será um indutor de requalificação urbana, tornando o Centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.
O documento realiza um mapeamento detalhado da região central, identificando os desafios urbanísticos e de mobilidade, a compatibilização do projeto com planos existentes, como a Área de Intervenção Urbana do Setor Central, e a avaliação dos impactos na emissão de poluentes, na requalificação de espaços públicos e na valorização imobiliária.
O estudo indica que o VLT tem potencial para transformar o Centro de São Paulo, promovendo a requalificação de áreas com potencial de transformação e requalificação como a região da Luz e o Triângulo Histórico. Experiências internacionais, como as de Sevilha e Bilbao (Espanha) e Bordeaux (França), demonstram que sistemas semelhantes contribuíram para o aumento da ocupação de imóveis e o desenvolvimento econômico local. Na capital paulista, a reativação dessas áreas é vista como essencial para catalisar as habitações e demais utilizações imobiliárias do centro e consolidar o Bonde São Paulo como um vetor de renovação urbana e potencialização dos ativos culturais, gastronômicos, históricos e econômicos.
A integração modal do VLT com outros sistemas de transporte é um dos principais benefícios do projeto. Conectando-se ao metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis. Estudos apontam que a adoção de bilhetagem unificada e a construção de estações intermodais são estratégias fundamentais para o sucesso do sistema.
No aspecto ambiental, o VLT é reconhecido por sua eficiência e baixo impacto em emissões de gases de efeito estufa. Operando com eletricidade, ou hidrogênio, e utilizando tecnologias como frenagem regenerativa, ele pode contribuir para as metas de redução de emissões de carbono, material particulado e nano plásticos e, assim, na melhoria da qualidade do ar na capital paulista.
A implantação do VLT também tem impacto econômico relevante. O sistema tende a valorizar imóveis ao longo de sua rota, atrair novos investimentos e dinamizar o comércio local, especialmente em regiões com baixa ocupação, como a Luz. A interligação de pontos turísticos pelo modal pode impulsionar o turismo no Centro de São Paulo, aumentando o fluxo de visitantes e gerando novos postos de trabalho no setor e se integrar ao novo Centro Administrativo do Governo do Estado de São Paulo.
Além dos benefícios urbanísticos, ambientais e econômicos, o Bonde São Paulo deve desempenhar um papel essencial na inclusão social. O modal facilitará o acesso de moradores de áreas periféricas ao Centro, conectando-se a corredores e terminais de transporte coletivo.