Prefeitura abre consulta pública para incluir Avenida São João no Programa Ruas Abertas

Objetivo é que trecho de 1,5 km, entre o Largo do Paiçandu e a Rua Helvétia, seja aberto exclusivamente para pedestres aos domingos e feriados; prazo para opinar sobre a proposta é de 30 dias

Requalificação Urbana e Mobilidade

08

/

01/2024

Última atualização:

08

/

01/2024

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta segunda-feira (8) uma consulta pública para que a população dê sua opinião sobre a proposta de abertura de parte da Avenida São João exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. Assim, essa via da região central passaria a integrar o Programa Ruas Abertas. O prazo para enviar contribuições ao projeto é de 30 dias. Clique aqui para participar.

A proposta inicial da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro é implantar a iniciativa no trecho da Avenida São João entre o Largo do Paiçandu (via com acesso ao Vale do Anhangabaú) e a Rua Helvétia (via com acesso ao Elevado Presidente João Goulart - Minhocão), o que representa aproximadamente uma extensão de 1,5 quilômetro da via.  

O objetivo da medida é facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú - áreas que já funcionam como espaços de lazer aos finais de semana - e contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo.  

Para a implantação do Programas Ruas Abertas São João, o cruzamento na maior parte das vias que cortam a Avenida São João, com exceção das Avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, seria interrompido para o fluxo de veículos durante o período de uso dos pedestres. Já nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra, a circulação de veículos seria autorizada em apenas uma das faixas, permitindo o acesso às garagens e estacionamentos.

Finalizado o prazo da consulta pública on-line, a Prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas para a avaliação das próximas etapas.  

Projeto-piloto No próximo dia 21, a Prefeitura realizará um projeto-piloto do Programa Ruas Abertas na Avenida São João, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paiçandu.  

Consulta Pública O munícipe interessado em contribuir com a consulta pública responde a um questionário sobre experiências e perspectivas para a Avenida São João na plataforma Participe+, da Prefeitura. Um material técnico elaborado pela equipe da SMUL é fornecido para subsidiar as respostas.  

Avenida São João
A Avenida São João, localizada no distrito da Sé, desempenha conexão fundamental entre o Vale do Anhangabaú e os bairros de Santa Cecília, Barra Funda e Campos Elíseos. Além disso, possui uma rica importância histórica para a memória da cidade e abriga dezenas de bens tombados.

Importante eixo de ligação entre o centro e a zona oeste da cidade de São Paulo, a avenida conecta dois relevantes espaços públicos na região: o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Vale do Anhangabaú.  

Além disso, a São João é palco de diversas programações específicas, como eventos culturais e esportivos no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes; atrações comerciais, como a Galeria do Rock; opções de vida noturna e atividades de lazer.    

Programa Ruas Abertas
O Programa Ruas Abertas incentiva a ocupação dos espaços públicos como vias abertas para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados.

Atualmente, o programa ocorre em duas áreas:  

• na Avenida Paulista, em toda sua extensão, desde a Praça do Ciclista até a Praça Oswaldo Cruz;  

• em quatro vias da Liberdade, nas ruas dos Estudantes, dos Aflitos, Américo de Campos e Galvão Bueno.*

*O programa começou a ser implantado no bairro da Liberdade em 1º de outubro.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.