O Centro ganha novos Bosques de Conservação Urbana

07/2023

07/2023

Os Bosques do Tuim, do Periquito e da Curicaca já transformam a paisagem urbana na região central. Localizados nas alças de acesso da Ponte das Bandeiras e da Cruzeiro do Sul, as novas áreas verdes foram criadas para a conservação, preservação e enriquecimento da biodiversidade, além da melhoria da qualidade de vida da população.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB), está reflorestando áreas degradadas, ampliando a permeabilidade do solo mediante a captação de águas da chuva; reconstituindo habitats naturais; recuperando ecossistemas; aumentando a cobertura vegetal; e preservando a flora e a fauna nativa da Cidade.

Na manhã de hoje (20), a equipe da Subprefeitura Sé fez uma visita técnica nos bosques juntamente com os agrônomos da SMSUB: Matheus Roussenq e Camila Queiróz; e João Pereira da Silva, da empresa JJ Paisagismo.

Bosque do Tuim | Em uma área de 2.463 m2, na Ponte das Bandeiras, foram plantadas mais de 400 árvores, entre elas: Fruto-do-sabiá, Tamanqueiro, Tapiá, Angico-vermelho, Araticum-do-mato, Urucum, Pata-de-vaca, Canafistula, Embaúba, Pau-viola, Babosa-branca, Capinxigui,Sangra-da-água, Pequi, Suinã, Murici, Peroba-rosa, Amarelinho, Ipê-da-serra, Ipê-roxo, entre outras espécies dos Biomas: Cerrado e Mata Atlântica.

Bosque do Periquito | Com mais de 92 espécies, 840 árvores e 20 Jerivás, o bosque está numa área de 3.327,32 m2; na Ponte das Bandeiras. Uvaia, Ipê-roxo, Ipê-roxo-de-bola, Copaíba, Pequi, Cedro-rosa, Cambuci, Murici, Jequitibá-branco, Jequitibá-rosa, Peroba-rosa, Pau-formiga, Ingá, Capinxigui, Sangra-da-água, Suinã, Amarelinho, Ipê-da-serra, estão entre as variedades plantadas.

Bosque da Curicaca | Mais de 755 árvores compõe o bosque de 4.569,97 m2, na Ponte Cruzeiro do Sul. Com Biomas do Cerrado e Mata Atlântica o local têm Uvaia, Cereja-do-rio-grande, Amarelinho, Palmito-Juçara, Pitanga, Chá-de-bugre, Copaíba, Pau-viola, Paineira-rosa, Bacupari, Urucum, Canjerana, Jequitibá-branco e Jequitibá-rosa.

Recentes

Confira também