Requalificação Urbana e Mobilidade
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Redução da superlotação de turistas e moradores locais em ruas específicas; instalação de lixeiras inteligentes e de dimensões customizáveis; e um guia turístico inteligente para pedestres foram as três ideias vencedoras da maratona hacker que foi realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entre os dias 14 e 16 de abril.
O Hackathon Ade Sampa Bairro da Liberdade, focado em buscar soluções para a requalificação urbana do território, premiou as equipes vencedoras com um total de R$ 30 mil.
A iniciativa reuniu 110 profissionais de áreas como marketing, design, programação, desenvolvimento, comunicação, gestão, entre outros. Os participantes foram divididos em 24 grupos e receberam mentorias especializadas de 27 mentores que atuaram entre os três dias de evento. Os participantes foram desafiados a criar soluções tecnológicas focadas na requalificação urbana da região da Liberdade, a exemplo de escoamento de lixo, acessibilidade, segurança, fomento do turismo e da cultura geek e, ainda, a utilização dos espaços para uso comercial e mobilidade.
"O Hackathon foi fundamental para que pudéssemos encontrar soluções tecnológicas que visam o desenvolvimento da requalificação urbana da região da Liberdade. Durante a maratona de programação, os participantes puderem propor soluções para diversos eixos como iluminação; resíduos sólidos e coleta de lixo; requalificação do fluxo e tráfego de veículos; turismo; acessibilidade, entre outros. A maratona é uma maneira de expandir a participação social e valorizar as iniciativas inovadoras dos jovens paulistanos", declara o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior.
Os três projetos vencedores receberam um aporte financeiro total no valor de R$ 30 mil. O primeiro colocado, a equipe Shoyu, apresentou uma solução com o objetivo de reduzir a superlotação de turistas e moradores locais em ruas específicas do bairro, e recebeu R$ 15 mil. O segundo colocado, a Harumaki, recebeu R$ 10 mil e criou a ideia de instalação de lixeiras inteligentes e de dimensões customizáveis para reduzir o lixo espalhado pela região. Já o terceiro lugar, que levou R$ 5 mil, a equipe Sashimi apresentou a ideia de um guia turístico inteligente para pedestres.
“O Hackathon Ade Sampa trouxe inúmeras soluções inovadoras para a requalificação urbana do bairro da Liberdade. Considerada um importante polo cultural, turístico e comercial da Cidade de São Paulo, a região oferece muitos atrativos para os moradores locais e turistas que visitam a capital paulista diariamente. Essa ação conjunta entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento e a Prefeitura para promover maratonas hackers traz para o município não só importantes debates para o desenvolvimento local, mas também a criação de soluções de impacto que fortalecem a cidade, geram emprego e renda e, também, promovem uma São Paulo ainda melhor para todos”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
A atividade foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do vereador Marlon Luz e recebeu apoio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Conheça as soluções vencedoras:
Equipe Shoyu - Apresentou a solução Cola Aqui, com o objetivo de reduzir a superlotação de turistas e moradores locais em ruas específicas do bairro e permitir que essas pessoas conheçam outras áreas da região. A ideia é que a plataforma trabalhe com geolocalização em tempo real, inteligência de dados, segmentação de acordo com as preferências do usuário e deslocamento de grupos com análise da capacidade de eventos.
Equipe Harumaki - O grupo criou a ideia de instalação de lixeiras inteligentes e de dimensões customizáveis para reduzir o lixo espalhado pela região. A plataforma tem o objetivo de trabalhar com a previsibilidade da quantidade de resíduos que o bairro gera por dia, por hora e por minuto e, ainda, gera pontos que são trocados por vouchers no comércio da região.
Equipe Sashimi - A equipe apresentou a ideia da criação de um guia turístico inteligente para pedestres, com programa de recompensas para os usuários, com itinerários personalizados e dinâmicos.