Maestro Gergely Madaras e pianista Louis Schwizgebel tocam com Osesp, que também se apresenta no Teatro B32

Orquestra faz concertos na Sala São Paulo com maestro húngaro e pianista suíço, de quinta (12/out) a sábado (14/out); já na segunda (16/out), nossos músicos tocam com Madaras em mais uma data da Temporada no Teatro B32, na Av. Faria Lima

Lazer e Cultura

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Gergely Madaras / Foto: Alice Blangero

Prosseguindo com a Temporada 2023 - Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp se apresenta de quinta (12/out) a sábado (14/out) sob a batuta do maestro húngaro Gergely Madaras e com o pianista suíço Louis Schwizgebel como solista. O programa reúne obras de diferentes tempos: Sonho de Leonora, da britânica Elena Langer, em sua estreia latino-americana; o Concerto nº 1 para Piano, de Beethoven; e as duas suítes do balé Daphnis et Chloé, de Maurice Ravel. E na segunda-feira (16/out), às 19h30, nossa Orquestra retorna à Avenida Faria Lima, coração financeiro da capital, para mais um concerto da Temporada Osesp no Teatro B32. Sob o comando de Madaras, serão apresentadas as peças de Langer e Ravel citadas acima. Vale lembrar que a apresentação da Osesp de sexta (13/out), às 20h30, na Sala São Paulo, terá transmissão digital no canal da Orquestra no YouTube.

Louis Schwizgebel / Foto: Marco Borggreve

Sonho de Leonora é uma miniatura orquestral inspirada na ópera Fidélio, de Beethoven. Na história, Fidélio é a esposa de Florestan, Leonora, que, disfarçada de homem, resgata seu marido da prisão. Elena Langer (1974-) escreveu a peça do ponto de vista de Leonora, a fim de expressar seu espírito indomável, seus sentimentos de alegria e esperança, ladeados por momentos de ternura e lirismo.

Ludwig van Beethoven (1770-1827) era conhecido essencialmente por seu talento como pianista virtuose e improvisador excepcional. Desde jovem, o artista tomou consciência das delicadas sutilezas do instrumento. Seu progresso foi tão notável que, em 1791, Carl Ludwig Junker (1748-97) confessou ter ouvido “um dos maiores pianistas, o querido e bom Beethoven. [...] Sua maneira de tratar o instrumento é tão diferente da habitual que dá a impressão de que ele atingiu esse nível de excelência seguindo caminhos que descobriu sozinho”. Tendo estreado mundialmente em 18 de dezembro de 1795, o Concerto para Piano nº 1 de Beethoven tem muitos pontos em comum com a Sonata para Piano nº 1 e com a Primeira Sinfonia, especialmente na escrita, na orquestração e no desenvolvimento dos motivos. O primeiro movimento é dotado de um rigor só perturbado pela melodiosa intervenção do piano anteriormente mencionada. O “Largo”, com inflexões mozartianas, é uma ária de ópera-séria cheia de delicadeza. Em compensação, o “Rondo: Allegro Scherzando”, com sua exuberância comunicativa, parece saído de um folclore idealizado.

No início do século XX, em Paris, o empresário Sergei Diaghilev (1872-1929), da companhia de dança Ballets Russes, encomendou a Maurice Ravel (1875-1937) a música para um balé. O roteiro era baseado na narrativa grega Dáfnis e Cloé, de meados do século II. Escrita pelo romancista Longo, conta a história de Dáfnis e Cloé, filhos da nobreza abandonados no nascimento que se apaixonam e enfrentam desafios para ficarem juntos, em uma trama marcada por descobertas juvenis e erotismo.

Este concerto da Temporada Osesp no Teatro B32 tem o copatrocínio de Comgás, PwC e Klabin por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC ICMS. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Sala São Paulo / Foto: Tuca Vieira


PROGRAMAS

TEMPORADA OSESP: GERGELY MADARAS E LOUIS SCHWIZGEBEL
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
GERGELY MADARAS
regente
LOUIS SCHWIZGEBEL
piano
Elena LANGER | Sonho de Leonora [Estreia Latino-Americana]
Ludwig van BEETHOVEN | Concerto nº 1 para Piano em Dó Maior, Op. 15
Maurice RAVEL | Daphnis et Chloé: Suíte nº 1 e 2

TEMPORADA OSESP NO TEATRO B32
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
GERGELY MADARAS
regente
Elena LANGER | Sonho de Leonora [Estreia Latino-Americana]
Maurice RAVEL | Daphnis et Chloé: Suíte nº 1 e 2

SERVIÇO

12 de outubro, quinta-feira, às 20h30
13 de outubro, sexta-feira, às 20h30 – Concerto Digital
14 de outubro, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 258,00
Bilheteria (INTI): neste link

16 de outubro, segunda-feira, às 19h30
Endereço: Teatro B32 | Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.732, Itaim Bibi
Classificação: Livre
Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 130,00, na bilheteria e nos sites da Osesp e do teatro

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