Histórias que #TodosPeloCentro Contam: os engraxates da Praça Antônio Prado

Conheça a história da Engraxataria São Paulo, localizada no coração da cidade desde 1986

08/2023

09/2023

Engraxataria São Paulo, localizada na Praça Antônio Prado, Centro da cidade

“Hospital dos Sapatos”. É assim que Flávio Augusto Guimarães (46) define a Engraxataria São Paulo, localizada na Praça Antônio Prado, no Centro da cidade. Com a simplicidade do espaço que atravessa décadas, o local conquistou o coração de Flávio, colaborador há mais de 27 anos.

"A engraxataria tem abraçado a minha família há muitas gerações. Meus tios chegaram na Praça Antônio Prado cerca de 80 anos atrás, para trabalhar como 'engraxates de rua'. Mas foi em 1986 que surgiu a oportunidade de abrir os quiosques – e aqui estamos até hoje", compartilha.

cadeira de engraxate

Ao longo do tempo, a Engraxataria São Paulo transcendeu a atividade comercial e se tornou um espaço de importantes histórias pessoais e coletivas. "Existem clientes que engraxam seus sapatos com nossa família há meio século, e que acabaram trazendo seus filhos e netos pra cá também” conta.

Flávio explica que diversas figuras importantes já passaram pelo local, como prefeitos, subprefeitos, vereadores e governadores, por exemplo. "A gente presta serviço para a cidade. Somos um espaço histórico, uma referência. Visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo chegam aqui fascinados pela tradição e pela autenticidade do ambiente. Costumo dizer que a engraxataria não é nossa, é da cidade de SP", diz Flávio.

Fernando Augusto Guimarães (45), irmão de Flávio, compartilha do mesmo vínculo afetivo com o espaço. Ele, que assim como o irmão veio de Minas Gerais para São Paulo na década de 90, encontrou, no Centro, a vontade de mudar de vida. "Quando eu cheguei aqui, fiquei deslumbrado. Me senti no paraíso", diz. Na época, Fernando panejava ficar na cidade apenas por um período, pois pretendia se mudar para os Estados Unidos, mas se apaixonou e decidiu continuar.

E é com muito amor pela região e pelo que fazem que os irmãos seguem tocando os negócios, ao lado de uma equipe eficiente e acolhedora, formada, majoritariamente, por outros membros da família.

Colaboradores da Engraxataria São Paulo

E você, já conhece e Engraxataria São Paulo ou guarda alguma memória especial no Centro da cidade? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de "Histórias que #TodosPeloCentro contam".

Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.