Lazer e Cultura
04
/
10/2023
04
/
10/2023
Há mais de um século, o Centro de São Paulo se tornou sede de um lugar encantador, considerado um pedaço da Itália no Brasil. Fundado por um grupo de imigrantes italianos, em 1911, o Circolo Italiano nasceu do desejo ardente de preservar e celebrar sua riqueza cultural na cidade.
Um dos guardiões do Circolo Italiano, Giovanni Manassero, de 83 anos, natural de Fossano, na Itália, conta que o espaço representa a esperança de um novo começo para os italianos que deixaram sua terra natal em busca de uma vida melhor no Brasil, no século 20.
“É o resgate da memória, a preservação da cultura e identidade italiana em São Paulo, uma cidade que nos acolheu calorosamente e se tornou o berço desse clube tão especial” diz.
Giovanni, que chegou ao Brasil em 1971, está no Circolo há mais de 30 anos. “Ingressei como vice-presidente e, agora, faço parte do conselho administrativo”, diz. Ele, que já era frequentador assíduo do Circolo antes de entrar para o clube, conta que é impossível não se apaixonar pelo local, que é referência em tradição, cultura, arte e gastronomia.
O que fazer no Circolo?
O ambiente, localizado no famoso Edifício Itália, na esquina da Avenida São Luís com a Ipiranga, abriga o Restaurante Circolo Cuccina, onde os aromas sedutores da culinária italiana oferecem uma experiência que encanta todos os sentidos.
No Circolo, também são realizadas diversas atividades artísticas e pedagógicas, como exposições de arte gratuitas, espetáculos teatrais e o curso de italiano - considerado um dos melhores de São Paulo.
A vivência da italianidade é a principal razão de ser do espaço que, desde a sua fundação, é centro de importantes comemorações, recepções, festas e eventos da comunidade italiana em São Paulo.
Onde tem italianos, tem Itália
Ao entrar no Circolo Italiano, os visitantes se deparam com os dizeres em latim “Ubi italicus ibi Italia”, que, do português, traduz-se “Onde tem italianos, tem Itália”.
Segundo Giovanni, tal frase representa a essência da cultura italiana, que ganha vida mesmo fora do seu país. “A Itália está presente em cada decoração, cada risada compartilhada, cada sabor que nos conecta à nossa raiz... E este é o objetivo principal do Circolo: proporcionar uma experiência completa e nostálgica de casa", diz.
Não é à toa que diversas personalidades italianas já passaram pelo local, como o Conde Francesco Matarazzo, em 1928 - na época, considerado o homem mais rico do Brasil -, que celebrou seu 78° aniversário espaço, bem como o ex-presidente da República Italiana, Carlo Ciampi, os ex primeiros ministros Silvio Berlusconi e Romano Prodi e a ministra de relações exteriores Susanna Agnelli, entre outros.
O Circolo no Centro
Inicialmente localizado na Rua São Bento, o Circolo cresceu e mudou para várias sedes, incluindo a Praça da Sé e a Avenida São Luís. Após a Segunda Guerra Mundial, enfrentou restrições, mas em 1958 se estabeleceu na Avenida Higienópolis.
Finalmente, em 1966, inaugurou sua sede atual na interseção das Avenidas São Luís e Ipiranga, em um arranha-céu de 46 andares, que representa a comunidade italiana e serve como centro cultural e social.
Daniela Policela, de 48 anos, atual gerente do Circolo, conta que este foi um dos grandes presentes da associação para a cidade de São Paulo. “Fizemos parte dessa construção gigante, que por muitos anos foi considerada o maior arranha céu do município”, diz.
“Nossa missão é não apenas preservar o espaço, mas também inspirar as pessoas a visitarem. Através de exposições gratuitas, peças de teatro apaixonantes e aulas de italiano, estamos desenhando um convite aberto para todos: venham, descubram e celebrem."
O Circolo Italiano faz parte da identidade do coração de São Paulo. E você, já visitou o espaço? Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas de “Histórias que #TodosPeloCentro contam”.
Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.
Serviço
Endereço: Avenida Ipiranga, 344 – 1º e 2º andares
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 21h
Telefone: (11) 3154 2900