Histórias que #TodosPeloCentro contam: 5 sebos para explorar o mundo literário pelas ruas do Centro de São Paulo

Livros, CD’s e discos de vinil estão entre os principais itens que se pode encontrar nesses locais

Lazer e Cultura

05

/

01/2024

Última atualização:

05

/

01/2024

No emaranhado de ruas e avenidas do Centro de São Paulo, entre os imponentes edifícios que desenham a paisagem urbana, destaca-se um vibrante universo literário pronto para ser explorado.  

Nos corredores desses estabelecimentos, os livros carregam consigo histórias que resistiram ao longo do tempo, aguardando agora para serem desvendadas por aqueles que se aventuram a percorrer suas prateleiras.

Para os leitores assíduos que apreciam descobrir novos lugares acessíveis em São Paulo, confira uma seleção cuidadosa de 5 sebos no Centro da cidade, que guardam suas próprias Histórias que #TodosPeloCentro contam. Veja a seguir:

Livraria Calil

Localizada na R. Barão de Itapetininga, 88, a Livraria Calil, inaugurada na década de 40, foi por muitos anos um ponto de encontro para intelectuais que se reuniam para debater assuntos literários, do Brasil e do mundo. Ao longo dos anos, a livraria passou a oferecer não apenas livros raros, como também gravuras, postais e restaurações de obras. Ao manter viva a tradição do livro físico, o local até hoje se estabelece como uma âncora para os entusiastas da literatura na região central.  

Instagram: @livrariacalil

Livraria Calil / Divulgação

Sebo do Messias

Seguindo passos semelhantes aos da Livraria Calil, desde 1969, o Sebo do Messias, localizado na Praça Dr. João Mendes, 140, consolidou-se como o maior varejista de livros usados do Brasil e da América Latina. Fundado por Messias A. Coelho, o local segue presidido pelo mesmo dono há 50 anos, e é considerado um paraíso para os apaixonados por leitura e preservação literária.

Instagram: @sebodomessias

Messias Antônio Coelho: proprietário do Sebo Messias / Divulgação

Sebo José de Alencar

Situado nas ruas históricas da Sé, na Quintino Bocaiúva, 285, o Sebo José de Alencar é um outro ponto de referência literário com mais de duas décadas e meia de história. Com um acervo de mais de 60 mil obras, destaca-se principalmente por oferecer uma rica seleção de livros novos a preços convidativos.  

Instagram: @sebojosealencar

Sebo José de Alencar / Divulgação

Sebo Nova Floresta

Desde 1999, o Sebo Nova Floresta - com um vasto acervo de mais de 150.000 títulos - se fortaleceu na luta em prol do direito à educação. Inspirado por um sermão de Padre Manuel Bernardes, o sebo, de três andares, abrange uma ampla gama de temas, oferecendo também CDs, DVDs, LPs, HQs e gibis.

Instagram: @sebonovaflorestaoficial

Sebo Nova Floresta / Divulgação

Sebo Liberdade:

Já na Praça Carlos Gomes, 124, próximo ao metrô Liberdade, ergue-se o Sebo Liberdade, um bastião literário com mais de 15 anos de história. Este sebo atrai os apaixonados por livros ao oferecer raridades literárias por preços acessíveis, transformando a busca por um livro especial em uma experiência memorável.

Instagram: @sebo.liberdade

Sebo Liberdade / Divulgação

Os espaços para leitura no Centro de São Paulo são algumas das diversas #Histórias que #TodosPeloCentro contam. Junte-se a nós para explorar essa e outras narrativas na região. Envie suas sugestões para todospelocentro@prefeitura.sp.gov.br e acompanhe através das nossas redes sociais clicando aqui.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.