Requalificação Urbana e Mobilidade
06
/
03/2025
07
/
03/2025
A Prefeitura de São Paulo, com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, apresentou ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) os estudos para a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro da cidade.
Na última sexta-feira (28), o conselho vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e composto por representantes do poder público e da sociedade civil conheceu o plano de ações da iniciativa batizada como Bonde São Paulo - projeto de regeneração urbana orientado ao transporte sustentável. Durante a reunião, foram detalhados o cronograma de desenvolvimento, as entregas previstas e as perspectivas atualizadas da proposta.
A apresentação no CMTT marca o início de um processo de diálogo com a população, que incluirá debates em outros conselhos municipais - como o Conselho Gestor da Área de Intervenção Urbana do Setor Central - audiências públicas e consultas públicas on-line. O objetivo é garantir que o projeto atenda às demandas dos diferentes conselhos e da sociedade.
O projeto de VLT de São Paulo busca reorganizar a mobilidade do Centro, com olhar atento à segurança viária, à acessibilidade e ao aumento das áreas verdes. O sistema proposto oferece mais uma alternativa de conexão e de circulação de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender mais de 130 mil pessoas por dia. Além de melhorar os deslocamentos na região, o VLT será um indutor de requalificação urbana, tornando o Centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, com previsão de conclusão ainda neste primeiro semestre.
Paralelamente, a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, vinculada à Secretaria de Governo Municipal (SGM), conduz um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para viabilizar a implantação, operação e manutenção do VLT por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, uma Comissão Especial analisa um estudo que poderá resultar na abertura de um edital de licitação.
Com a conclusão dos estudos técnicos, SMUL, SP Urbanismo e a Secretaria do Governo Municipal (SGM) definirão a modelagem do projeto, os investimentos e os custos de implantação.
Bonde São Paulo
Além de proporcionar uma alternativa de transporte limpa e eficiente, o projeto de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), batizado de Bonde São Paulo, contribuirá para reduzir o tráfego, a poluição atmosférica e sonora, com foco no pedestre, na segurança viária e no melhor aproveitamento de áreas subutilizadas. Sua implementação incentivará o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres no Centro, promovendo um ambiente urbano mais humano e acolhedor.
Com duas linhas totalizando aproximadamente 12 km de extensão, o Bonde São Paulo conectará bairros estratégicos, como Bom Retiro e Brás, facilitando o acesso a importantes pontos culturais e econômicos, como o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. O trajeto também incluirá espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu, o Largo do Arouche, a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro II.
O Bonde São Paulo será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM, garantindo ampla conectividade e acessibilidade para os paulistanos. Além de considerar sua integração com o BRT da Radial Leste e a futura linha Celeste do Metrô.