
Social
07
/
07/2025
07
/
07/2025
A Prefeitura de São Paulo orienta os pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes com idade entre 10 anos e 14 anos (11 meses e 29 dias) para tomar a vacina contra a dengue. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados nas AMAs/UBSs, das 7h às 19h. Para garantir que a imunização chegue a este público, as UBSs também fazem a busca ativa nos territórios.
O centro de São Paulo conta com a AMA/UBS Integrada Santa Cecília, localizada na Rua Vitorino Carmilo, s/nº. E a AMA/UBS Integrada Sé, localizada na Rua Frederico Alvarenga, 259. Ambos os locais distribuem a vacina gratuitamente, e ficam abertos de segunda à sábado,das 07:00 às 19:00.
Esquema vacinal
A vacina disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi desenvolvida com o vírus da dengue atenuado, o que a torna segura para ser aplicado sem causar a doença. Sua função é estimular o sistema imunológico a produzir células e anticorpos específicos para proteger a pessoa infectada. Vale lembrar que a agência reguladora brasileira, Anvisa, é rigorosa na aprovação de novos medicamentos, que precisam passar por testes para comprovar sua eficácia e segurança.
A imunização é feita em duas doses, sendo a segunda três meses após a primeira. Para garantir a proteção adequada, é essencial que crianças e adolescentes nesta faixa etária recebam as duas doses.
Quem perdeu o prazo de três meses para a segunda dose pode concluir o esquema vacinal sem perda da eficácia da vacina.
Pessoas com diagnóstico positivo para a dengue devem aguardar seis meses para tomar a vacina, e quem está com sintomas da doença também não deve tomar o imunizante, que não deve ser aplicado de forma simultânea com outros imunizantes.
Onde vacinar contra a dengue