Cidade de São Paulo tem o menor número de assassinatos e de roubos de carros em 24 anos

Melhora nos índices resulta de estratégia que soma investimento em tecnologia e aumento do efetivo, aliada à parceria com o poder executivo estadual

Segurança

05

/

02/2025

Última atualização:

05

/

02/2025

Ano em que a Prefeitura de São Paulo fortaleceu suas iniciativas no combate à criminalidade e intensificou a parceria com o Governo do Estado, 2024 foi de recordes na segurança na cidade de São Paulo, com os menores índices de assassinatos e roubos de veículos em 24 anos, desde que começou a série histórica da Secretaria da Segurança Pública, em 2001.

Para o prefeito Ricardo Nunes, a melhora nos índices é resultado de uma estratégia que soma investimento em tecnologia, aumento e preparo do efetivo e equipamentos modernos, aliada à parceria com o poder executivo estadual. “Quando a gente une o trabalho da Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, potencializamos as ações da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil Metropolitana, e isso tem dado esse resultado positivo”, ressaltou.

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado e mostram queda de quase 91% no número de assassinatos de 2001 para cá. Veja os dados completos aqui. A cidade de São Paulo também registrou o menor número de roubos de veículos da série histórica. Desde quando o dado começou a ser contabilizado, em 2001, o índice atingiu o menor patamar no mês passado, com 922 boletins de ocorrências. No mesmo período de 2023 aconteceram 1.213 roubos de veículos, uma queda de 24%. Na comparação com 2001, a queda é de 79%, passando de 4.415 para 922.

Com um investimento alto nessa área - somente em 2024, a Prefeitura aplicou R$ 1,3 bilhão na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e já prevê no orçamento de 2025 quase R$ 1,7 bilhão -, a gestão municipal tem implementado uma série de ações estratégicas para fortalecer a segurança na cidade.

Entre elas, está o reforço da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que conta com quase 7,4 mil agentes, 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias para facilitar as condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população.

Outro reforço significativo na segurança da cidade foi a implantação do Programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de monitoramento. São cerca de 23 mil câmeras operando na plataforma em todas as regiões do município. Os equipamentos são controlados 24h, por meio da Central de Monitoramento da GCM.  

Em sete meses de operação, o Programa já contribuiu com a captura de 586 foragidos da Justiça, a prisão de 1.787 criminosos em flagrante e a localização de 31 pessoas desaparecidas.

“A criminalidade caiu bastante e vai continuar caindo porque aumentamos o efeito da Polícia Militar na cidade por meio da Operação Delegada”, ressaltou o prefeito. “Então essa integração do governo do estado, da prefeitura atuando com tecnologia, com aumento do efetivo, tem possibilitado essa redução da criminalidade e que vai dando mais tranquilidade para a população e melhorando a nossa economia, porque as pessoas ficam mais seguras ainda de vir para São Paulo e investir e, dessa forma, a gente poder ter maior geração de emprego e renda” destacou Nunes.

Além disso, a criminalidade na região central está em queda há 21 meses consecutivos. Em 2024, houve queda de 19,2% de roubos e furtos no Centro da cidade. As forças de segurança conseguiram evitar 17.855 crimes desse tipo na região, se comparado com 2023. O número de ocorrências caiu de 93.024 para 75.169 em um ano, conforme a Secretaria da Segurança Pública. Veja mais aqui.

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.