Capital inaugura unidade de moradia transitória e tratamento na região central

Equipamento atende homens e mulheres que apresentem acentuada vulnerabilidade social e precisam de acompanhamento terapêutico

Requalificação Urbana e Mobilidade

12

/

04/2024

Última atualização:

12

/

04/2024

UAA - Unidade de Acolhimento Adulto (Foto: Leon Rodrigues)

A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira (11) a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Boracea, localizada no bairro da Barra Funda, durante a ação Prefeitura Presente Sé. Esse equipamento oferece moradia transitória e cuidados contínuos de saúde para dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social.

Ao entregar a unidade, o prefeito Ricardo Nunes descreveu os serviços que a Prefeitura oferece a essa população. "Nós temos todo equipamento para essas pessoas”, disse, destacando que após oferecer o tratamento contra a dependência, o sistema municipal oferece outros equipamentos para qualificação profissional e a volta ao mercado de trabalho. "Ele vai ser colocado no POT (Programa Operação Trabalho), da Prefeitura, que o remunera para alguma atividade”, explicou. “E aí vai trabalhar e ter autonomia e se livrar, de uma vez por todas, dessa coisa terrível que acomete tantas pessoas, que é uso abusivo de álcool e drogas."

Este é a primeiro equipamento desta categoria na região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santa Cecília. As UAA prestam serviços residenciais de caráter transitório (com um tempo de permanência determinado), que tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidados contínuos de saúde. Os locais são voltados para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e precisam de acompanhamento terapêutico e proteção temporária. O serviço disponibiliza profissionais 24h para acompanhamento destas pessoas.  

A unidade é vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas III Boracea e realiza o acolhimento temporário de adultos por um período médio de seis meses. A UAA Boracea oferece acompanhamento psicossocial com o objetivo do fortalecimento do protagonismo, da autonomia e dos laços familiares e comunitários aos usuários atendidos, assim como ações individuais e coletivas visando o cuidado em saúde e sustentação do Projeto Terapêutico Singular elaborado e compartilhado com o Caps.  

Capacidade
Com custeio para implantação de R$ 311 mil no primeiro mês e custeio regular mensal de R$ 122 mil, o equipamento tem capacidade para o acolhimento de 12 pessoas acima de 18 anos, e no quadro de profissionais cinco acompanhantes diurnos, cinco noturnos, um técnico de álcool e drogas (AD), um coordenador de unidade e um profissional de nível superior.  

Em um terreno com 258 m², a unidade conta com seis quartos (dois leitos cada), cinco banheiros (sendo dois PCD), sala de enfermagem, cozinha/copa, sala de coordenação, lavanderia, sala administrativa e área externa. A organização da rotina da casa respeita a individualidade de seus moradores como tarefa primordial. Essa organização deve se dar de forma participativa, por meio de assembleias ou reuniões dos moradores com a equipe, reuniões da equipe e apoio matricial com o Caps de referência.

No items found.

Galeria

Compartilhe

Recentes

Confira também

No items found.