Ativações no centro levam melhorias a mais de 2 mi pessoas

Investimentos em requalificação urbana estão refletindo na dinâmica econômica e cultural do centro de São Paulo garantindo o direito à cidadania e levando melhorias à população

Requalificação Urbana e Mobilidade

05/2023

05/2023

Investimentos em segurança, iluminação pública e requalificação urbana estão mudando a cara do centro de São Paulo e levando melhorias a mais de dois milhões de pessoas que circulam diariamente na região. Integradas às ações de habitação, incentivos fiscais e ativações culturais, essas iniciativas contempladas no propósito do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro visam transformar o cotidiano de São Paulo e trazer vida nova ao centro, com moradia digna, acessibilidade, geração de emprego, lazer, entretenimento e oportunidades de negócios.

O secretário chefe da Casa Civil e coordenador do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra, reforça que outros investimentos, principalmente para garantir moradia digna no centro de São Paulo e o direito à cidadania, estão mudando a paisagem do perímetro central:

“O prefeito vem fazendo um trabalho incansável para que tenhamos mais moradias e para atrair investimentos ao centro. Garantimos leis para favorecer e acelerar os processos de requalificação, além de uma série de ações integradas a outras secretarias para garantir melhorias em segurança, zeladoria, incentivos fiscais e atração de investimentos”, destaca.

Na área de segurança está havendo uma integração entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Miliar na região, com o objetivo de colaborar na racionalização dos ativos operacionais e alinhar ações de segurança primária com abrangência no aspecto criminal. O trabalho visa auxiliar no processo de requalificação da área.

O reforço no policiamento ganhou o incremento de nove policiais motociclistas, dez viaturas e 30 agentes. Somente no perímetro central há cinco guarnições móveis posicionadas no Páteo do Colégio, na Praça do Patriarca, avenida São João, rua Líbero Badaró, largo São Francisco, Praça do Ouvidor Pacheco Silva, além da Praça João Mendes. As ações são iniciadas às 7 horas e seguem até 21 horas.

Quanto à iluminação, estão sendo trocados todos os holofotes existentes por equipamentos mais eficientes e que melhorarão sensivelmente a iluminação local. Paralelamente, equipes da Prefeitura estão intensificando o acolhimento à população de rua para transferi-los a locais apropriados e que garantam o direito à cidadania.

As ações em infraestrutura e mobilidade urbana têm contribuído para fomentar atividades culturais e gastronômicas, além de atrair investimentos à região. Vários eventos têm movimentado a região do Triângulo Histórico - polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista.

Esta semana a região recebe o Festival do Café, que contou com corrida de rua e terá apresentações artísticas e workshops temáticos até dia 26 de maio. A agenda ainda inclui Festival Junino, concursos, contratação de grupos musicais, apresentações artísticas diversas, comemorações em geral, eventos de conscientização sobre o respeito à diversidade, tour guiado por pontos turísticos e roteiros especiais com espaços instagramáveis, entre outras ativações.