Arquivo Histórico Municipal anuncia 1ª edição do Festival Arquivo Aberto

Programação traz palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações gratuitas, entre os dias 26 e 30 de setembro

Lazer e Cultura

22

/

09/2023

Última atualização:

22

/

09/2023

Já parou pra pensar que os arquivos públicos são abertos e vivos? E qual a importância do patrimônio documental para a cidade do presente e do amanhã?

Com o intuito de abordar tais questões junto com a população, o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da SPTuris, promove a 1ª edição do Festival Arquivo Aberto, de 26 a 30 de setembro, em sua sede, no bairro do Bom Retiro.

A ideia é aproximar os arquivos públicos da sociedade, tornando seus acervos e pesquisas mais acessíveis, visitados e difundidos. Para tanto, foi organizado o primeiro evento a abordar o patrimônio documental da cidade através da tríade científico-artístico-cultural, contando com atividades e atrações que envolvem múltiplos formatos: palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações teatrais, musicais, audiovisuais, exposições e muito mais.

Serão 3 eixos programáticos durante todo o Festival:

Diálogos - palestras e rodas de conversa com foco acadêmico-científico sobre questões prementes às Ciências da Informação e Humanidades, colocando ênfase no valor educativo dos documentos, nas ferramentas de gestão e política documental, nos instrumentos de acessibilidade via plataformas digitais e muito mais.

Laboratório de Formação - minicursos e oficinas: este eixo bebe do conhecimento teórico para testar novas práticas em laboratório. Também busca abordagens, ferramentas e práticas patrimoniais que deem suporte para (des)(re)construções do saber e do fazer, dentro e fora dos documentos.

Ocupação Arquivo Vivo por um percurso de intervenções e vivências culturais, contemplando inúmeras linguagens artísticas, o programa Ocupação Arquivo Vivo, criado no início de 2021, fomenta o aprendizado, a co-criação e a produção de conhecimento através da criatividade, do lúdico e do marginal, de todas as formas de deslocamento, tanto em pensamento quanto em ação.

O evento tem início na terça-feira dia 26/09 às 18h, com a apresentação musical do Ensemble da Fundação Theatro Municipal e se encerra no sábado, dia 30/09, com o grupo folclórico boliviano Fraternidade Caporales Mi Viejo San Simón, que se apresenta na Praça Coronel Fernando Prestes, 152, diante do Edifício Ramos de Azevedo.

O público pode conferir a programação completa, bem como os links para inscrição nas atividades no site do evento: arquivohistorico.prefeitura.sp.gov.br/festival

SERVIÇO
Festival Arquivo Aberto – Arquivo Histórico Municipal

Entrada gratuita e livre:
A entrada é livre e franca, porém existem algumas atividades, tais como oficinas e apresentações teatrais que necessitam de inscrição prévia, feita de maneira virtual, e que estão sujeitas à lotação.  
Entrada acessível:  
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral, localizada à esquerda da entrada principal.
Acesso: O AHM fica localizado ao lado da estação de metrô Tiradentes, linha azul.  
Não há estacionamento no local.
Para maiores informações: faleconosco.ahm@prefeitura.sp.gov.br
https://arquivohistorico.prefeitura.sp.gov.br/festival  

Arquivo Histórico Municipal
Secretaria Municipal de Cultura
Praça Coronel Fernando Prestes, 152
Bom Retiro – São Paulo, SP | CEP 01124-060
www.arquivohistorico.sp.gov.br

No items found.

Galeria

Compartilhe
No items found.