3/2/2024

March 2, 2024
April 27, 2024
Pátio Metrô São Bento

Para comemorar o Mês da Mulher, o Pátio Metrô São Bento preparou uma programação especial para dar visibilidade ao tema. Entre as atividades, está o “Tour Guiado - Mulheres na História de São Paulo”, que retorna ao Centro de SP e homenageia figuras femininas que desempenharam papel importante e atuaram na cidade. O passeio, que é totalmente gratuito, é uma parceria realizada pelo Pátio Metrô São Bento com o Caminhos do Triângulo, e está previsto para acontecer durante todos os sábados de março e abril.

Com retirada de senhas no local a partir das 10h30, o roteiro tem saída do Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô), e percorre a famosa região do Triângulo Histórico do Centro. O Tour conta as histórias dessas grandes mulheres, como elas viviam e quais foram os seus papéis no processo de formação de São Paulo, considerando os aspectos social, educacional, e cultural.

A atividade faz uma verdadeira viagem no tempo e na história desde o período colonial até a república. E mostra como, mesmo em uma sociedade patriarcal e machista, essas mulheres atuaram na construção da cidade.

Um dos pontos de destaque do passeio está no trajeto que leva até a Solar da Marquesa de Santos, lugar que já foi conhecido como o casarão habitado por Domitila de Castro Canto e Melo. Conhecida por muitos como a Marquesa de Santos que se envolveu com Dom Pedro I, o passeio mostra que  Domitila contribuiu muito para o cenário intelectual e cultural de São Paulo, além de ajudar pessoas que viviam em condições de vulnerabilidade.

Já a primeira mulher a graduar-se em Direito pela Universidade de São Paulo, bem como a primeira a exercer a profissão de advogada na cidade, Maria Augusta Saraiva, influenciou e ainda influencia milhares de jovens todos os dias. Bartira, Dona Ana Pimentel, Yolanda Penteado e tantas outras mulheres conhecidas e anônimas também estão entre as figuras que, até hoje, estão presentes nas construções, monumentos, identidade e memória da cidade.

Confira o trajeto completo:

- Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento

- Rua Boa Vista (Associação Comercial de S. Paulo, Ladeira Porto Geral, Antigo escritório Ramos de Azevedo)

- Patteo do Collegio

- Casa 1, Beco do Pinto, Solar da Marquesa de Santos

- Largo São Francisco

- Rua São Bento ( Largo do Café, Praça Antônio Prado, Edifício Martinelli)

- Largo São Bento / Mosteiro de São Bento

- Última parada: Pátio Metrô São Bento

Serviço:

Tour Guiado - Mulheres na História de São Paulo

Quando: todos os sábados de março e abril

Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito a lotação.

Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia (dentro da estação São Bento do metrô)

Endereço: Largo São Bento, 109 – dentro do metrô São Bento

Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo