10/7/2023

July 28, 2024
Memorial da Resistência
Exposição: Mulheres em Luta! Arquivos de memória política

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, apresenta a exposição Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política, com curadoria de Ana Pato. A mostra tem como fio condutor o acervo de história oral do Memorial da Resistência que compõe o programa Coleta Regular de Testemunhos, com depoimentos de mulheres que vivenciaram a violência de Estado no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e na Democracia.

Olhar para o período da Ditadura Civil-Militar sob a perspectiva de gênero é a linha que tece esta exposição, e através dos testemunhos, abordamos as lutas coletivas de mulheres por Memória, Verdade e Justiça e por direitos fundamentais. Pelo que lutam? Como lutam? Quais são suas histórias?

Luta por Memória, Verdade e Justiça

Começamos com um convite à escuta de testemunhos da Coleção Memórias da Ditadura Civil-Militar, na instalação partitura da escuta (2023), de Bianca Turner. As narrativas dessas mulheres nos levam a percorrer outros arquivos, como o de Inês Etienne Romeu, única sobrevivente do centro clandestino de tortura conhecido como Casa da Morte, em Petrópolis/RJ.

Sua coragem para enfrentar o aparato repressivo da Ditadura motivou uma campanha internacional por liberdade, da qual o filme Inês (1974), de Delphine Seyrig, é um importante documento histórico. São também as denúncias de Inês que nos aproximam da história da desaparecida política Heleny Guariba. Sua memória é apresentada nos cenários do filme Cadê Heleny? (2022), de Esther Vital, bordados em arpilleras por mulheres, a partir de oficinas realizadas no museu.

O imaginário de luta da pensadora negra, militante e poeta Beatriz Nascimento está presente em três poemas escritos nos anos 1980 e que trazem um retrato urgente e contemporâneo das formas de resistir contra a violência, a impunidade e o racismo.

As marcas profundas da ditadura entrelaçam o passado e o presente, como mostra a série Do luto à luta (2023) dirigida por Val Gomes. Os vídeos reúnem testemunhos da Coleção Memórias da Violência na Democracia com integrantes dos coletivos Mães de Maio da Leste, Movimento de Familiares de Vítimas do Massacre de Paraisópolis e Mães de Osasco/Barueri.

Luta por Direitos

A partir de meados dos anos 1970, a militância das mulheres por direitos ganhou força. Demandas por saúde, educação e moradia digna, presentes nas reuniões dos Clubes de Mães da Zona Sul, encontraram as pautas feministas da União de Mulheres de São Paulo. Hoje, continuam a inspirar projetos como as Promotoras Legais Populares.

O registro visual das lutas populares é central para a construção da memória política do país, como revela o acervo fotográfico de Nair Benedicto. Exibir imagens das oficinas Conhecendo o Corpo Feminino (1984) no edifício que foi sede do Deops/SP, onde muitas das mulheres aqui presentes foram torturadas, é um gesto de liberdade.

Conquistas na luta por direitos são frutos da dedicação de vidas inteiras, como a de Laudelina de Campos Mello em defesa das trabalhadoras domésticas, e de organizações como o IN.FORMAR, criado para apoiar e documentar movimentos sociais.

A história oral, os encontros em círculos e as rodas de conversa nos conectam com a Escola de testemunhos, do Grupo Contrafilé, e com os percursos de memória mediados pelo Acervo Bajubá, em torno das ações do coletivo Mulheres da Luz e das experiências das comunidades LGBT+ em defesa de suas identidades e sexualidades.

Das histórias de vida fraturadas pela dor às redes de afeto construídas na resistência, esta exposição é um ato de memória à força política das mulheres.

MULHERES EM LUTA! ARQUIVOS DE MEMÓRIA POLÍTICA

Pâmela de Almeida Resende

Projeto Expográfico

Christian Salmeron

Teresa Vicini Lodi (assistente)

Identidade Gráfica

Fernanda Alvares

Tradução

Brune Carvalho

Associação Pinacoteca e Cultural (APAC)

Armazém Memória

Arquivo Comissão Nacional da Verdade

Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Arquivo da União de Mulheres de São Paulo

Acervo Cinemateca Brasileira

Acervo Memorial da Resistência de São Paulo — Programa Coleta Regular de Testemunhos

CAAF/UNIFESP – Centro de Antropologia e Arqueologia Forense

Casa Laudelina de Campos Mello — Organização da Mulher Negra

Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir

Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM)

Fundação Beatriz Nascimento

IIEP — Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas

Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas

Agradecimento

Amelinha Teles, Aparecida Marcondes de Oliveira, Bethania Nascimento Freitas Gomes, Bruno O., Cibele Lucena, Cleusa Aparecida da Silva, Conceição da União, Criméia de Almeida, Desirée de Lemos Azevedo, Estela Carvalho, Helena Zelic, Isabel Cristina Leite, Joana Zatz Mussi, Josiane Nascimento, Marcos Tolentino, Orestes Toledo, Paula Ribeiro Salles, Pedro Henrique Santos Cursino, Rafael Leona, Rafael Moretti, Rodrigo Otavio Garcia, Sandra Aparecida Pereira, Sebastião Lopes Neto, Sheila Aparecida Rodrigues Soares, Yara Cristina Gabriel, Yuri Fraccaroli.

O Memorial da Resistência agradece a todas as mulheres pelas entrevistas concedidas ao Programa Coleta Regular de Testemunhos.

de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
Memorial da Resistência | Largo General Osório, 66 Santa Ifigênia, São Paulo