A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir de 16 de julho, a exposição “Laguna Plena”, do artista curitibano Rimon Guimarães. A mostra, que foi exibida este ano no espaço cultural da CAIXA em Curitiba, inclui obras que contemplam várias linguagens artísticas criadas a partir da canção do próprio artista chamada Laguna Plena, entrelaçando música, artes plásticas, moda e vídeo em um universo criativo e lúdico. A visitação é gratuita e vai até o dia 1° de setembro de de 2024.
A música que serve como ponto de partida da mostra é a primeira parte da trilogia Melodias Neolatinas, escrita em 2012 por Rimon. Ela foi lançada em 2021 com a adição de um quarteto de cordas composto por músicos russos, arranjo de Maycon Ananias e as vozes livres e polifônicas da também curitibana banda Tuyo.
A obra musical se desdobrou para desenhos, depois para uma animação e, a partir dos frames do vídeo, viraram pinturas: ao todo, são sete obras na técnica acrílica sobre tela em tamanhos variados. A exposição traz também os figurinos criados para a gravação do vídeo da música, cujas roupas foram desenhadas, recicladas e customizadas por Rimon com a colaboração de costureiras e figurinistas locais e com impressão serigráfica manual.
Saiba mais
[Artes Visuais] Laguna Plena - Rimon Guimarães
Local: CAIXA Cultural São Paulo- Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Visitação: de 16 de julho a 1° de setembro de 2024
Dias e Horários: Terça-feira a Domingo, das 9h às 18h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal